terça-feira, 1 de julho de 2014

Exames pré-nupciais: Por que fazê-los?

A gente corre para lá e pra cá com os preparativos do casamento, a decoração precisa estar perfeita, a comida saborosa e a sua Saúde Física? Ou melhor, a saúde física do casal? Claro que com tantos problemas que temos em nosso país na área da saúde sendo pública ou privada chega a dar uma preguicinha só de pensar em agendar uma consulta (“esperar anos para chegar o dia de ser atendida”) fica muito mais fácil deixar de lado esse assunto e ir direto para o SIM. E como não temos quase responsabilidades, ainda tem mais essa para cobrar do nosso futuro marido, visto que homens não se importam muito em fazer visitas regulares ao consultório médico.

                                                                          http://noticias.uol.com.br/saude/album/2013/01/25

Nós/eu decidi que faremos os exames pré-nupciais, como não sou médica rsrsrs... Pesquisei na internet alguns dos exames mais solicitados pelos médicos. Lembrando que  vocês devem procurar um profissional da saúde para maiores informações. Fazer os exames  pré-nupciais não se trata de comprovar para o parceiro que estamos sadias ou fidelidade e etc, mas é um momento que em demonstramos amor maior por NÓS mesmas, é um período que muitas vezes é  tão estressante que cuidar um pouquinho de nós só irá fazer bem.


                                                                    http://noticias.uol.com.br/saude/album/2013/01/25

Além disso, é um ótimo momento para pensar em planejamento familiar, doenças hereditárias que podem ser evitadas ou controladas, compatibilidade sanguínea que é tão importante para quando pensarmos em ter filhos e muitas vezes deixamos de lado.



O meu casamento é para novembro (meu Deus! Minha barriga dói quando eu penso), então vou começar plantar a semente na cabeça do Sortudo (rsrs) para até Outubro pelo menos esse assunto estar resolvido.

Abaixo a lista com sugestões de alguns exames que encontrei:

Para a noiva:
©      Hemograma completo (anemia, hepatites, colesterol, triglicérides, glicemia, fator RH);
©      EAS (exame do sedimento urinário);
©      Fezes;
©      Reação sorológica para HIV;
©      Reação sorológica Sífilis;
©      Reação sorológica para Rubéola;
©      Exames ginecológicos de prevenção (Papanicolau, ultrasonografia transvaginal); e
©      Anti-HPV.

Para o noivo:
©      Espermograma completo
©      Hemograma completo (anemia, hepatites, colesterol, triglicérides, glicemia, fator RH);
©      EAS (exame do sedimento urinário);
©      Fezes;
©      Reação sorológica para HIV;
©      Reação sorológica Sífilis; e
©      Anti-HPV.

Além disso vocês podem aproveitar a ida ao médico para esclarecerem dúvidas e iniciarem a vida de casados sem preocupações com a saúde.

Cuidado nunca é demais...

PS: Não gosto de agulhas...rs... “dar o sangue pelo casamento”



            

5 comentários:

  1. Dica mais que valiosa!
    Me casei em Maio e na loucura não conseguimos fazer os exames :(
    Mas graças a Deus estamos com as consultas marcadas para o meado desse mês.
    Adoro esse blog. Sou super fã e agradeço por compartilharem essas info conosco! ;)
    Super Bjo

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, mas seria muito bom se a gente tivesse o hábito de fazer todos esses exames, independente do casamento :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é porque não trabalhos com a prevenção, talvez seja por causa da nossa saúde pública precária.

      bjs!

      Excluir