quarta-feira, 30 de abril de 2014

Especial Mês das Noivas | Nós nos Representamos

Noiva: Aruana Rosa | Foto: Kauhan Teixeira

Não é novidade que Maio é o mês das noivas. Não é novidade também que de acordo com o senso comum, toda mulher sonha em se casar um dia. Porém, isso é bem menos verdade do que parece.

Hoje eu sou “expert” em casamentos devido ao aprendizado e vivência adquiridos por meio do blog. Diferente de muitos sites/blogs, eu não criei o Negras no Altar por estar noiva, mas sim para ajudar uma grande amiga, negra e noiva.

No começo, era bem conflituoso em minha cabeça eu, mulher negra e militante, criar um blog para noivas. Achava que não tinha nada a ver com a minha luta. Com o tempo, percebi que esse também era um trabalho de militância. Se no universo dos casamentos, assim como em outros espaços, o racismo se faz presente, então também é um problema a ser debatido e enfrentado. 

É necessário discutir sobre o racismo, pois precisamos ter base teórica para enfrentá-lo, lendo livros e artigos sobre o tema, conhecendo nossa legislação, dialogando em nossa comunidade, etc., mas precisamos também criar ferramentas para superá-lo.

Acredito que nós, mulheres negras, cotidianamente utilizamos nossa criatividade para superar os desafios da vida. Inteligente que somos, devemos utilizar a criatividade ao nosso favor criando meios para superar o racismo.

Criar o primeiro blog para noivas negras do Brasil foi a forma criativa que encontrei para ajudar as mulheres negras que sonham em casar, mas não se veem representadas nas revistas e sites de noivas.

Este é o terceiro ano em que fazemos a edição especial do mês das noivas com matérias elaboradas, para o nosso público, do jeito que gostaríamos que fossem em todos os espaços que falam para noivas, mas hoje não lamentamos mais. Se no começo recebíamos nos e-mails queixas sobre a falta de conteúdo para negras no universo das noivas, hoje suprimos essa demanda e recebemos mensagens de agradecimento por termos sido referência nos preparativos do casamento.

Nós nos representamos. 

4 comentários:

  1. Bela iniciativa! Parabéns pelo Blog e sucesso! Nós nos representamos.

    ResponderExcluir
  2. Mulheres negras são lindas.
    E todas as mulheres merecem respeito e amor.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bell, nós negras merecemos todo respeito do mundo, assim como devemos ser representadas em todos os espaços.

      Beijo

      Excluir