Maquiagem para noivas negras | cuidados com a pele antes do casamento

Meninas, 
começo a semana trazendo dicas importantes de make para pele negra. Convidei a super talentosa Josi Helena para colaborar com o blog através de ideias para ajudar vocês a acertarem sem medo quando o assunto for maquiagem.
Se você também tem dicas relacionadas ao universo dos casamentos e quer colaborar com a gente, envie seu texto para contato@oblogdanoivanegra.com.br que ele pode aparecer aqui!

 ****

Olá!
Meu nome é Josi Helena Souza, sou maquiadora e cabeleireira há sete anos e compartilharei dicas para as noivinhas aqui do blog Negras no Altar.
Como negra e ex noiva (me casei em 08/09/2012), sei da dificuldade que todas nós enfrentamos nesse mercado de casamento, que quase sempre, tem seus serviços voltados para noivas brancas se esquecendo que nós também nos casamos e também queremos o melhor neste dia tão especial.
Infelizmente ainda são poucos os maquiadores que sabem realmente como maquiar uma pele negra (mesmo os mais competentes e experientes costumam errar). Por isso decidi maquiar a mim e a minha família no dia do meu casamento para não correr o risco de ficar insatisfeita. Os erros mais comuns são: deixar a noiva com o rosto mais claro que o corpo (normalmente acinzentado), usar tons claros demais de sombra ou apenas tons quentes, não corrigir manchas e olheiras corretamente, não igualar a pele corretamente.
Seguem exemplos de maquiagens que não deram certo:





Por necessidade própria me especializei em maquiar pele negra e aqui vou ajudar vocês a se prepararem para o grande dia.

Vamos começar com o tratamento da pele antes do casamento:

Muitas noivas já possuem peles lindas (privilégio que nós negros possuímos, pele mais resistentes e com mais colágeno), mas os cuidados são sempre necessários para evitar manchas, espinhas e irritações que possam atrapalhar a produção no grande dia.
O principal cuidado é: usar filtro solar, o mais alto possível! SIMMMMMMMMMMM. Por ser negra sua pele não está isenta das agressões dos raios UV, pelo contrário. Nossa pele fica manchada mais facilmente, portanto todo cuidado é pouco. Escolha o que melhor se adapte a sua pele, de preferência, que não tenha óleos sintéticos na composição para não obstruir os poros e causar espinhas.
Evite também produtos anti-age (que normalmente contém ácidos em sua composição, que mancham a nossa pele, pois contém mais melanina). Usar, no dia a dia, produtos para a limpeza específica do rosto e tônicos também fazem muita diferença. Hidratar sempre e o máximo que puder. A pele negra tende a ser ressecada e ficar acinzentada, por isso hidratar é fundamental, inclusive os lábios, que normalmente nos são fartos, carnudos e precisam de cuidados. Fazer esfoliações leves semanais ajudam a acelerar na renovação da pele, deixando mais bonita e suave. Pode ser feito com açúcar cristal e óleo de amêndoas.


Bom, minha próxima dica será sobre como escolher o profissional que irá produzi-la e como melhor avaliá-lo. Espero que tenham gostado!



Josi Helena é cabeleireira e maquiadora.
Para saber mais sobre a Josi, acesse sua página no Facebook: