segunda-feira, 8 de julho de 2013

Como fazer um casamento no estilo americano

Olá meninas,

Uma leitora do blog me pediu referências de como organizar um casamento no estilo americano. Eu nunca fui a um rsrs, mas depois de assistir a tantos filmes românticos resolvi escrever minhas impressões sobre um casamento americano:

                                                                                                                  Foto: Marlon Ming Photography

Organização do casamento 
Durante os preparativos as madrinhas e irmãs da noiva estão sempre presentes. Não são só figurantes para saírem bem na foto no dia do casório. O que é de se esperar não é mesmo?

Escolha do vestido
Fica até redundante falar, mas o que eu percebo é que as madrinhas participam ativamente de tudo, e por isso, no dia da escolha do vestido da noiva lá estão elas opinando e ajudando a amiga se sentir a mulher mais linda do mundo.

Festas pré-casamento
Sempre vejo nos filmes muitas festas antes do casamento. Tem a despedida de solteiro, para os homens e para as mulheres, geralmente no mesmo dia, mas em ambientes distintos. Além disso, tem uma festa, que deve ser a mesma coisa do nosso chá de panela, onde tá todo mundo comemorando e bebendo muito também!


Votos de casamento
Tá aí algo que eu acho super bacana: os votos. As pessoas têm a oportunidade de falar para os noivos algo sincero e desejar também felicidades. Nessa festa antes do casamento (chá de panela), quase todo mundo fala! Pelo menos nos filmes, as pessoas sempre falam alguma situação engraçada, ou meio esculachada sobre os noivos, não sei se é para descontrair e diminuir o nervosismo, mas depois falam sério e dizem palavras especiais. No casamento geralmente não tem tanto falatório, mas alguma pessoa muito próxima em determinado momento pede para baixar o volume do som e diz breves palavras em comemoração aos noivos e todos fazem um brinde.

Madrinhas (ou Bridesmaids)
Certamente para não tirar o foco da noiva, que é a estrela do momento, as madrinhas estão vestidas iguais, com algum vestido de cor suave e modelo romântico. Acho lindo isso, as madrinhas sempre preocupadas em fazer com que a noiva seja o foco e que esteja feliz e realizada. 

Cortejo
No cortejo, cada uma das madrinhas entra com um buquê, o que fica bem bonitinho também. Os padrinhos também usam a mesma cor do terno e gravata. Na frente do altar, do lado da noiva ficam todas as madrinhas, do lado do noivo, todos os padrinhos, sem aquela história de casais. 

O Grande Dia
No dia do casamento as madrinhas passam o dia com a noiva e ajuda ela a se arrumar. Assim como os padrinhos (ou grooms mens) e os noivos passam o dia juntos e se arrumam no mesmo lugar também. Os pais assistem a cerimônia sentados na primeira fila, e não ao lado do altar.

Outras curiosidades
Os convites são entregues pelo correio, não pessoalmente como fazemos aqui no Brasil, além disso, as pessoas precisam confirmar a presença. 
Existe uma primeira madrinha (1ª Dama), para dar aquela mega força a noiva. Geralmente a melhor amiga ou a irmã da noiva fica com esse cargo. É a pessoa que estará sempre presente em todos os momentos.
Eles também gostam de uma tradição que é ao cortar o bolo os noivos jogam pedaços um na cara do outro (não curti).

E vocês? Sabem de alguma outra tradição do casamento americano que esqueci de comentar?
Beijos!

5 comentários:

  1. Adorei o blog!
    Muito post bacana!
    Já estou seguindo!
    Beijos!
    http://fabianaedavidson.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa foi o estilo de casamento que eu mais gostei , as mulheres de um lado e os homens de outro fica muito mais organizado , sem contar que as cores combinando ficam ótimas lindo lindo ! *-* se eu casar um dia vai ser assim ! com votos ao maridinho e tudo mais !

    ResponderExcluir
  3. Rebeca!
    Acho que já ví muita comédia romântica norte- americana nesta minha vida, e por isso o meu casamento que acontecerá em junho de 2014 terá muita referência deste estilo, rs!. Casarei pela manhã, com as madrinhas vestidas iguais que vestirão um modelo rendado bem romântico, - elas usarão buquê-, haverá música ao vivo,e servirei brunch. Espero poder postar por aqui...Um grande abraço! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi amei o post !
    Estou com um super problema com a minha familia com as escolhas dos padrinhos e madrinhas .
    Meu casamento vai ser estilo americano ( sempre sonhei em casar dessa forma) eu convidei as madrinhas e meu noivo os padrinhos, do meu lado eu inclui a irmã do meu noivo e sua melhor amiga pq foram pessoas que sempre me apoiaram e me acolheram na familia , e meu noivo escolheu meu irmao de criação e meu melhor amigo para ficar ao lado dele . No total temos seis padrinhos e seis madrinhas ( irmãos , irmãs e melhores amigos de ambos ) .
    O problema é o seguinte : A minha familia em peso esta perguntando pq meu noivo nao gosta do marido da minha irmã , pq ele nao o chamou para padrinho , sendo que todos os padrinhos são amigos de infanciâ do meu noivo ( mais de dez anos de amizade) . E agora como explico essa situação para a minha familia meu cunhado sem magoar ninguem ?

    Obs: Não tem nenhum casal entre os padrinhos , nenhum cunhado , cunhada , esposa de melhor amigo esta entre os convidados para padrinho e madrinha .
    Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, a melhor forma é falar a verdade. Explicar aos familiares que vocês escolheram pessoas realmente próximas de vocês durante toda vida para serem os padrinhos e madrinhas. Com certeza eles vão entender.
      Além de tudo, o dia é de vocês, não tem como agradar a todos sabe? Não tente a perfeição, isso não existe. Faça o possível para agradar, mas lembre-se que esse momento é único e o que vocês decidirem é o que importa.
      Beijo!

      Excluir