segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pós-abolição: a luta por igualdade continua

Olá Meninas,

Em 13 de Maio de 1888 foi decretado oficialmente o fim da escravidão no Brasil, o último país do continente americano  a abolir o trabalho compulsório. Porém, o fim da escravidão,  não garantiu aos ex-escravos diretos iguais e  por isso os recém libertos passaram por  mais outras provações como conseguir moradia ,emprego, acesso aos estudos e frequentar locais como restaurantes etc.( passado ou dias atuais?).
Ainda continuamos na luta por condições igualitárias, pelo fim do racismo e por uma sociedade livre de preconceitos. Lutamos para que um dia realmente possamos tratar essas questões como problemas do passado, como um momento da história do Brasil, pois apesar de algumas conquistas, infelizmente nossa realidade deixa a desejar.
Recentemente a novela Lado Lado retratava um pouco essa temática da vida da população negra após a abolição da escravatura através dos personagens Isabel (Camila Pitanga) e Zé  Maria ( Lázaro Ramos ). E no último capítulo depois de indas e vindas do destino, eles se casaram em uma linda cerimônia. Para quem gosta de um casamento vintage serve também de inspiração. O casamento na ficção aconteceu no Morro da Providência no RJ considerado oficialmente a primeira favela do estado.








A cena da cerimônia foi muito emocionante!

Imagens: Google


4 comentários:

  1. Tanto tempo se passou e ainda estamos engatinhando para resolver problemas culturais.

    bjs!

    www.diariodeumabride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Linde cerimônia mesmo, é a lei ja foi assinada contra escravidão mas ainda existe, o racismo contia aí!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Débora Cristina15 de maio de 2013 11:47

    Pois é, a cada dia percebemos que ainda há muita coisa para mudar! Mas sabermos o nosso valor, já é um bom começo para tudo. Parabéns pelo post! Lindas ftos!

    ResponderExcluir