quinta-feira, 4 de abril de 2013

Noiva invisível: a dificuldade da mulher negra ao planejar o casamento


A pouco tempo foi publicada uma matéria no Portal Geledés, que contava a história de uma noiva relatando o descaso de uma revista que ao trazer em sua edição diversos penteados para noivas não contemplava as mulheres negras, já que quase todas as modelos eram brancas. 

Ao escrever seu descontentamento para a revista, a noiva teve como resposta, que não havia nada de errado com a edição e que o banco de dados não oferecia fotos de modelos negras bonitas. Casos de racismo como esse acontecem diariamente e não seria diferente no mundo dos casamentos.

Mesmo o Brasil sendo um país com metade da população brasileira composta de negras e negros, a presença dessas pessoas na televisão e na publicidade são mínimas. Se somos a maior parcela da classe que mais consome hoje no país, por que as empresas não investem em produtos que atendam a demanda dessa população específica?  


A indústria de casamentos, por exemplo, quase não desenvolve produtos para esse público. Um penteado ou uma maquiagem pensada para uma noiva branca não apresentarão os mesmos resultados para uma noiva negra, por uma questão óbvia: a textura dos cabelos são diferentes, bem como os tipos de peles. Sem contar que cada vez mais as mulheres negras tem escolhido cuidar do seu cabelo natural assumindo seus fios crespos e é nessa hora que elas passam o maior sufoco para achar pelo menos um penteado para usar no dia do casamento, como foi o caso dessa noiva que comprou a revista e não achou nada que contemplasse o seu tipo de cabelo.

Já tinha passado por essa situação, quando ajudei uma amiga a organizar o seu casamento. Ao procurar penteados, maquiagens e outras coisas que ajudassem na preparação do casamento simplesmente não existiam quase nada para noivas negras. A solução foi buscar referência em sites de outros países, como nos Estados Unidos, que mesmo não tendo a quantidade de pessoas negras que o Brasil, tem vários sites para casamentos que atendem essa demanda muito bem.

Nesse período eu me perguntava todos os dias: será que as mulheres negras não casam? E a partir daí comecei a amadurecer a ideia de criar o Blog Negras no Altar, para ver se essas noivas apareciam. E apareceram... Nesse pouco mais de um ano de blog, já recebi muitas mensagens de mulheres falando o quanto sentiam falta de um espaço como esse para terem referências ao organizarem seu casamento. É muito bom ter esse retorno positivo e ver que de alguma forma eu estou colaborando para mudar essa realidade.

8 comentários:

  1. Passamos por isso em varios momentos da vida né...e infelizmente o casamento nao fica de fora.
    Que bom que seu blog tem ajudado
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você! Já eu encontro dificuldades em encontrar referências de penteados para noivas de cabelo curto. Parece que todos partem do pressuposto de que noiva tem sempre cabelo grande! Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post! Realmente é isso que acontece, mas poucos falam no assunto.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. muito bom eu amei .. o nosso próprio povo ...
    Sou morena não negra mais bem que queria, sabe acho tão lindos os cachos os corpos as personalidades o orgulho. As pessoas acham que ser negro(a) é uma doença mais que tipo de ser humano é esse?

    Muito bom as pessoas deveriam mudar opiniões os negros trazem a felicidade a alegria..
    beijos amei o post

    ResponderExcluir
  5. Concordo linda! Estava discutindo isto com o meu marido estes dias. Tenho várias revistas de noivas em casa e só 1 delas tem penteados e maquiagem para negras.Fiquei muito triste porque em todos os lugares só via mulheres brancas, loiras e com o cabelo super liso. Até em desfiles que eu vou dificilmente vejo uma noiva negra. E justo no Brasil que temos esta linda miscigenação étnica.
    Parabéns pela iniciativa e eu amo o blog! Continuem assim.
    bjosss

    ResponderExcluir
  6. Com certeza concordo com tudo.
    Minha maqueadora foi escolhida por que ela fez uma capa com Sheron Menezes e outra com a Juliana Alves e ficaram lindas, assim que escolhi minha make.
    Difícil viu.

    http://diariodeumabride.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! parabéns!! faz tempo que venho tendo dificuldade em encontrar detalhes para noivas negras!! que bom descobrir esse cantinho!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa! nem acredito que encontrei esse cantinho!! nem parece que existem negras se casando por ai... aiaiai
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir