terça-feira, 13 de novembro de 2012

A divisão de tarefas domésticas no relacionamento

Namoradas, noivas e casadas, quem aí tem a “sorte” de ter esse problema bem resolvido na relação? 

Hoje eu queria falar um pouco sobre a divisão de tarefas domésticas no relacionamento por que vejo muitos exemplos próximos no que se refere a esse tema e fico muito preocupada às vezes.
Eu sei que antigamente, as mulheres eram educadas para serem boas donas de casa, criar os filhos e ser o exemplo do lar. Assim, ainda temos exemplos próximos, como nossas avós, ou algumas de nossas mães. Possa ser que você me diga: ah minha mãe, ou minha avó tem convicção que é feliz sendo dona do lar. Sim e eu não estou negando isso, se ela se sente bem assim, não podemos questionar. Mas não é exatamente desse grupo que eu quero falar.

Eu conheço muitas mulheres, que não são felizes sendo donas de casa, mas que aceitam isso, por achar que é sua obrigação enquanto mulher. Mulheres que ficam tristes com a falta de colaboração do marido, mas que não os questionam. Mulheres que queriam fazer outras coisas, trabalhar fora, ou viverem outras emoções, mas que estão presas em sua própria moral, de que é melhor viver assim, para preservar o casamento. Resolvi falar sobre isso hoje por que sei que é um assunto complicado e fruto de muito desgaste na relação. 

Acho que além de amor, nunca podemos deixar o diálogo de lado no casamento, pois vamos acumulando sentimentos negativos, sem colocar pra fora e assim começamos uma bola de neve, que fica cada vez maior, tornando a relação um peso.

Não devemos fazer de nossa relação um peso. Se relacionamento é a dois, as responsabilidades também precisam ser dos dois. A colaboração precisa ser permanente. Não existe tarefa para mulher e tarefa para homem, ambos precisam contribuir para uma relação saudável e um casamento feliz.

E vocês? 
Meninas, como tem sido a divisão de tarefas no relacionamento?
Meninos, vocês colaboram para que sua mulher seja plenamente feliz?

Beijos e até mais!

10 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc. Graças a Deus meu noivo é super fofo e consciente. Já sabe que teremos que nos ajudar e dividir as tarefas. Bjooo Marília www.mariliaeclaudio.com.br

    ResponderExcluir
  2. Rebeca excelente post. Não me casei ainda, mas eu e meu noivo sempre conversamos sobre isso, porque nos dois trabalhamos fora e eu ainda estudo. Mas se as tarefas forem dividas não pesa pra lado nenhum não é mesmo?
    Beeijos :)

    ResponderExcluir
  3. Super post! Se os dois trabalham ambos devem colaborar! Graças a Deus tenho um marido que me ajuda demais!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. eita ai ja complica...kkkk
    mais quero sim e muita..adorei o post trabalhamos por demais.. homens vamos dividir*
    beijos

    ResponderExcluir

  5. Acho muito legal quando o homem é participativo e ajuda.
    Deve ter a colaboração dos dois para a coisa andar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Também concordo sobre as divisões de tarefas, eu e meu marido conversamos sobre isso antes de nós casarmos e ele concordou com meu ponto de vista dizendo que não era assim e dava provas que iria fazer. Mas agora ele não tá fazendo nada!Eu e ele trabalhamos fora e fica puxado... ja conversei com ele que ele não está colaborando com nossa rotina doméstica... Eu penso o seguinte, se você moro num lugar você tambem é reponsável por ele, em todos os sentidos.Enfim... lanço uma pergunta pra vcs, quando você fala com a pessoa que a não contribuição dele nas tarefas domésticas te incomoda e a mudança não acontece?

    ResponderExcluir
  7. Graças a Deus, tenho um ótimo companheiro que me ajuda e divide tranquilamente as tarefas comigo, assim caminhamos juntos em uma excelente relação!!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post!

    Eu graças a Deus não tenho problema com isso, é só ter um pouco de paciência pq homem geralmente não tem o mesmo ritmo que a gente, rs
    De resto é perfeito =D


    Bjss

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    Sorteio de 1 Buquê de Sapinhos: Clique Aqui e Participe!!!

    ResponderExcluir
  9. Graças a Deus tenho um noivo que me ajuda muito. Só espero que continue assim depois que casarmos, hehehe.
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  10. Ela faz TUDO kkkk... Definitivamente não gosto de trabalhos domésticos... Gosto de cozinhar, mas sem obrigação. Nunca menti, meu noivo sabe muito bem desse meu lado, sou bagunceira e disse que não vou casar para ser empregada doméstica. AMO trabalhar fora de casa se precisar trabalho 10, 15, 20 horas rsrsrs... Ainda estamos analisando com será a nossa vida dois. Ainda bem que ele super colaborativo.

    ResponderExcluir