Casamento no cartório

Os noivos ao escolherem a cerimônia de casamento têm as seguintes opções:

Casamento civil + religioso (quando os noivos casam no cartório e fazem também a cerimônia religiosa)

Casamento em diligência  (é quando os noivos optam por realizar a cerimônia fora do cartório)
Quando os noivos realizam o casamento religioso com efeito civil, antes da cerimônia eles entregam a habilitação do casamento para a autoridade religiosa. Após a cerimônia o casal tem 90 dias para comparecer ao cartório e registrar o casamento.

Casamento religioso - É possível casar primeiro no religioso e após a cerimônia registrar o casamento no civil apresentando os documentos e a firma da autoridade religiosa que realizou o casório.




Casando no cartório
Os noivos que desejam casar devem se dirigir ao cartório mais próximo a sua casa com os seguintes documentos:

Os solteiros devem apresentar RG, certidão de nascimento atualizada e comprovante de residência.
Os divorciados além do RG devem apresentar a certidão de casamento com averbacão de divórcio original e a respectiva homologação do juiz de família

Para que os trâmites sejam realizados, você paga um valor que vai variar de acordo ao seu Estado/cidade. Esse gasto é referente a:

  • Atestado das testemunhas e habilitação de casamento
  • Reconhecimento de firma dos noivos e testemunhas
  • Autenticação dos documentos
  • Anuncio do casamento a sociedade (divulgado por meio de edital)

Você sabia que se uma pessoa tiver alguma coisa contra o casamento ela pode se manifestar em um prazo de 15 dias, após a publicação no Diário do Poder Judiciário?

Se o (a) juiz (a) não encontrar nenhuma irregularidade, aí pronto, a cerimônia pode ser realizada.

Muitos noivinhos optam por casar apenas em cartório, para economizar, ou por algum outro motivo... O casamento é celebrado dentro das dependências do cartório de forma pública, por isso as portas permanecem abertas durante toda a cerimônia. No dia, o (a) Juiz (a) e o (a) Escrevente Autorizado (a) chamam os noivos e as duas testemunhas (padrinhos) para que o casamento seja então realizado.
Após ter ouvido o “sim” dos pombinhos de se casarem por livre e espontânea vontade, o (a) Juiz (a) declarará efetuado o casamento civil. Depois, os noivos e as testemunhas assinarão os termos e em seguida, o casal recebe das mãos do (a) juiz (a) a Certidão de Casamento.

E foram felizes para sempre...