quarta-feira, 21 de março de 2012

1, 2, 3... Pulou! Saltando a vassoura: uma tradição

Saltar a vassoura é uma tradição do casamento africano. Acredita-se que a cerimônia começou na África Ocidental, onde, entre algumas culturas, vassouras artesanais foram usadas para simbolizar um novo começo na vida do casal. 

E você sabe por que a tradição é conhecida tipicamente como um costume presente nos casamentos dos afro-americanos? É que durante os séculos 18 e 19, nos Estados Unidos, os escravizados, não tinha direito a cidadania, não podendo realizar o casamento. Assim, pular a vassoura tornou-se uma alternativa para oficializar a união, até então proibida.

Saltar a vassoura marca o início de uma vida juntos, pois simboliza varrer o velho e dar boas vindas ao que é novo. É também varrer toda energia negativa e abrir os caminhos para as coisas que são boas para a vida do casal.


O cabo de madeira representa a força do compromisso, ou a força da presença de Deus no casamento, já as fitas representam o amarrar de duas vidas e o salto simboliza a alegria de começar a vida conjugal juntos.
Amigos e familiares da noiva e do noivo podem decorar a vassoura para eles. No final da cerimônia, o noivo coloca a vassoura no chão e então, o casal de mãos dadas pula a vassoura.
Como muitas tradições africanas, “saltando a vassoura” sobreviveu e ainda é importante para muitos afro-americanos que quando se casam fazem questão de manter viva essa tradição. Após a cerimônia, a vassoura é usada em casa, na entrada, ou como decoração de parede.


13 comentários:

  1. Nossa que legal flor, eu nao sabia dessa tradição.
    Se meu marido soubesse disso com ctz teria feito a gnt pular rs


    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah Mari muito bacana essa tradição mesmo! Conta pra ele, só pra ele ficar sabendo! rsrsrs

      Beijos

      Excluir
    2. Eu no meu casamento pulei vassoura

      Excluir
  2. Nossa, essa eu não sabia... Diferente.


    BjinhOos

    @SanRodriguesS2

    Page do blog: http://www.facebook.com/modabelzaemuitomais


    http://sanrodriguess2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é San essa tradição existe. Agora já é do conhecimento de vocês! Um beijo flor.

      Excluir
  3. Oi Rebeca! Obrigada por visitar meu blog...rs Queria ter achado seu blog na época em que eu procurava as coisas do meu casório. Seu blog é mt inspirador! Bju minha flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emy,
      obrigada pela visita! Pois é precisavamos de um espaço como este. Uma pena que você já casou, mas com certeza servirá de inspiração para as outras noivinhas.
      Beijoos

      Excluir
  4. Oi Rebeca! Obrigada por visitar meu blog! Seu blog é mt inspirador! Como eu gostaria que eu tivesse achado seu blog antes do meu casório... ;) Bju minha flor!

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada pela sua visita. Visitando seu blog, gostei tanto q resolvi ficar e segui-lo.
    Sou casada a 8 anos, mas estou amando td isso aqui.
    Bjks e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia!
      Obrigada pela visita também. Que bom que amou o blog! Seja bem-vinda e junte-se a nós.

      Beijos

      Excluir
  6. Com certeza irei pular a vassoura.. honrar meus antepassados...

    ResponderExcluir
  7. Que legal, vi isso é uma série e achei muito interessante. Como hoje tudo de que temos dúvida, podemos esclarecer facilmente, acabei encontrando esse site maravilhoso, que explica muito bem o assunto. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante todos esses costumes e tradições. Vi isso numa série de tv e como hoje, praticamente tudo de que temos dúvidas, estão na internet, acabei encontrando esse site maravilhoso, cheio de conteúdo sobre o assunto. Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir